sábado, 15 de junho de 2013



Situação de Aprendizagem
Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata

1º passo: Ativação de conhecimentos de mundo, antecipação ou predição, checagem de hipóteses.

  1. -Apresentar o título;
  2. -O que é um avestruz? É uma ave? É um pássaro ?
  3. -Você já viu um avestruz? Descreva-o.
  4. -O que o título do texto nos sugere? O que iremos encontrar nesse texto?




- Leitura do texto para confirmação de hipóteses de leitura/ exploração dos parágrafos, dúvidas de vocabulário, obtenção de informações.

 Avestruz
Mário Prata


          O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.
         Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domicílio.
         E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar o avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros - 2,70 para ser mais exato.
        Mas eu estava falando da sua criação por Deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí, assustando as demais aves normais.
        Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor!
        Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo o que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.
       Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo.     Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que os avestruzes vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até os 40, entrando depois na menopausa.     Não têm, portanto, TPM. Uma fêmea de avestruz com TPM é perigosíssima!
       Podem gerar de dez a 30 crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga.  Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
       Ele insiste, quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
       Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
       Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
       Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.

2º passo: Localização de informações, comparações e
generalizações.
 

  1. ¨A crônica “Avestruz” é um texto narrativo . Quais são os elementos da narrativa presentes no texto?
  2. ¨Foco narrativo, personagens, enredo, tempo, espaço.
  3. ¨Pesquisa com os alunos sobre o avestruz  (alimentação, peso, altura, comportamento, reprodução, expectativa de vida), confrontando as informações do texto.
3º passo: Produção de inferências locais, produção de inferências globais.

  1. ¨Há palavras desconhecidas no texto?
  2. ¨O texto que você leu apresenta uma história engraçada  a respeito de uma situação do cotidiano.
  3.  Você já viveu situações ou ouviu relatos em que algo incomum ou engraçado aconteceu? Compartilhe com seus colegas essas histórias.
  4. Na sua opinião, porque o garoto desistiu de ter o avestruz como animal de estimação?




4ºpasso: Recuperação do contexto de produção;definição de finalidade e metas da atividade de leitura.

  1. ¨   Na segunda metade do século passado, muitos escritores brasileiros publicavam suas criações literárias, inclusive romances, em jornais. Neste ambiente que misturava notícia e ficção, já que muitos desses escritores eram também jornalistas, surgiu a crônica, que não é notícia, mas em texto sobre situações corriqueiras, em geral escritas em uma linguagem coloquial, como uma anedota.
  2. ¨  No jornal , a crônica pode fazer parte de um caderno cultural ou político, ou ainda, de cadernos especialmente voltados para o entretenimento.

Mário Prata 




Mario Alberto Campos de Morais Prata (Uberaba, 11 de fevereiro de 1946) é um escritor, dramaturgo, jornalista e cronista brasileiro. É natural de Uberaba, Minas Gerais, mas viveu boa parte da infância e adolescência em Lins, interior de São Paulo. Em mais de 50 anos de escrita, tem no currículo 3 mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, livros de contos, roteiros e peças teatrais. Na carreira, recebeu 18 prêmios nacionais e estrangeiros, com obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televisão.

5ºPASSO: Percepção das relações de intertextualidade, percepção das relações de interdiscursividade.

  1.  Textos científicos;
  2. ¨Vídeos, reportagens sobre a espécie;
  3. ¨Charges;
  4. ¨Música: Avestruz  (Dé Di Paula e Zé Henrique )
  5. ¨Vídeo/ letra da música
  6. ¨Comparação das informações referentes às características do avestruz com o texto de Mário Prata. Há semelhanças? Quais?

¨T


Tava cansado de viver lá na roça
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro tava num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus
¨..
     Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
...
Pra me ajudar a tocar este negocio
Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar
Cabeleireira empenhou sua tesoura
Diarista a vassoura hoje vive a reclamar
Tinha um amigo que dizia ser esperto
Teve prejuízo certo hoje ta desesperado
Foi a motoca, foi a égua e a poupança
Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado
Até o vovô que guardava um dinheirinho
Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado

Pra me ajudar a tocar este negocio
Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar
Cabeleireira empenhou sua tesoura
Diarista a vassoura hoje vive a reclamar
Tinha um amigo que dizia ser esperto
Teve prejuízo certo hoje ta desesperado
Foi a motoca, foi a égua e a poupança
Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado
Até o vovô que guardava um dinheirinho
Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
  
       6º passo: Percepção de outras linguagens, elaboração apreciações estéticas e/ou afetivas, elaboração de apreciações relativas a valores éticos  e/ou políticos.


  1. Conversa, debate, posicionamento crítico acerca de animais de estimação.
  2. O desfecho da crônica acontece com o menino desistindo do avestruz e pedindo gaivotas e um urubu.O que você acha do pedido do menino?
  3.  Os pais devem atender a todos os pedidos dos filhos?
  4. Vídeo: O ovo do avestruz- turma de PICA PAU-  YouTube)


 1- EM ESPANHOL:


2- EM PORTUGUÊS:




Situação de aprendizagem de: RAQUEL FAVORETTO FERMINO FORTOLAN