quarta-feira, 5 de junho de 2013

Relato Pessoal.



     Meu nome é  Raquel, sou professora e moro em Casa Branca-SP.
     Gosto de observar as pessoas e as palavras. Faço isso através da leitura propriamente dita,  ou, muitas vezes,  por  um simples olhar. As palavras me motivam, as pessoas me inspiram.  Minhas palavras favoritas são fé e paciência. Quanto às pessoas, tenho muitas prediletas:  amigos, familiares, conhecidos,  há algumas amadas, como minha filha, meu marido e  existem outras admiradas, como Clarice Lispector, Drummond, Machado de Assis
  Enfim,  vou criando meu caminho com palavras, pessoas e histórias.      
         Acredito que o gosto pela leitura se inicia com a família, antes mesmo de sermos alfabetizados. Aprendi a ler com a ajuda de minhas irmãs que já estavam na escola. Então, lia o que achava em casa, revistas, gibis da Turma da Luluzinha, Turma da Mônica, aquelas coleções vagalume: A montanha encantada, o cachorrinho Samba, A ilha perdida, O caso da borboleta Atíria. A patir daí, sempre tentei frequentar a biblioteca municipal para conseguir ler mais.  Hoje, os nossos alunos têm mais acesso  a grandes obras, mas, infelizmente,  poucos têm o hábito de ler.

Cursista: RAQUEL FAVORETTO FERMINO FORTOLAN
Leitura e Escrita

          Acho bastante interessante partilhar experiências de leitura e escrita com colegas de minha área de trabalho. Seria mais rico compartilhar com colegas de outras áreas, isso enriqueceria nosso modo de ver a rotina escolar, pois nem sempre sabemos como outros professores atuam na leitura em sala de aula.espero encontrar coisas bem legais pela frente.

Cursista: Nilza Aparecida Campiotti.


Relato Pessoal


          Minha memória não consegue ir tão longe, mas me lembro de minha experiência na 5ª série.
      Minha turma era a primeira no "ginásio", porém era a mesma turminha desde a 1ª série, conhecíamo-nos muito bem. Então, a professora de Português pediu que comprássemos "O Pequeno Príncipe" para leitura compartilhada. Em cada aula, líamos um capítulo e ela trazia o mundo encantado da história para nossa turma e mostrou que já havíamos nos cativado e éramos responsáveis uns pelos outros. Aquilo emocionou a todos e fomos de ano em ano até a 8ª série juntos e até hoje mantemos alguns contatos possíveis.  Esse livro me emociona até hoje.  

Cursista: Nilza Aparecida Campiotti.
A Importância da Leitura e Escrita

          A leitura e a escrita merecem atenção de todas as disciplinas, afinal incentivar o hábito da leitura não é papel apenas do professor de língua portuguesa, especialmente porque as escolas possuem um grande número de livros para leitura extra-curricular, nas mais diversas disciplinas.Qualquer professor pode e deve transformar a sala de aula em um lugar de incentivo a leitura e a prática de escrita.

Cursista: Paula Roberta Biasini.


Relato Pessoal

       Desde muito criança tive contato com a leitura, mesmo antes de saber ler minha mãe me incentivava com aqueles livrinhos de banho e sempre comprava livrinhos de historinhas infantis.
           Quando entrei na escolinha já era fascinada pela leitura e sempre que a professora trabalhava com roda de leitura, era a primeira a participar.
          Esse incentivo que tive desde cedo tanto por minha mãe, quanto pelas excelentes professoras, me fizeram ser uma professora apaixonada por leitura e por meus alunos, por isso procuro sempre incentivá-los a ler e escrever muito bem através de atividades que desenvolvam o interesse deles, pois quero que eles cresçam apaixonados pela leitura, assim como eu, para que um dia também possam transmitir esse interesse para outras crianças.

Cursista:  Paula Roberta Biasini.