terça-feira, 4 de junho de 2013

Relato Pessoal


            Comecei a me interessar pela leitura quando estudava no ensino fundamental onde ia com minhas amigas na biblioteca municipal de minha cidade. Lá passava horas andando pelas prateleiras em busca do livro, tenho lembranças de livros que li da coleção Vaga Lume, Coleção Veredas , livros de Monteiro Lobato e com a adolescência e  época de vestibular comecei a  ler os clássicos da literatura . Adorava e ainda gosto muito de ler, só não leio com frequência devido a longa jornada diária, mas nos poucos momentos que tenho leio as noticias de jornais, revistas, gibis  e alguns livros para descontrair e sair da rotina .

Cursista - Patrícia Aparecida Porto
Relato de leitura.


         Desde muito criança tive contato com a leitura, mesmo antes de saber ler minha mãe me incentivava com aqueles livrinhos de banho e sempre comprava livrinhos de historinhas infantis. 
        Quando entrei na escolinha já era fascinada pela leitura e sempre que a professora trabalhava com roda de leitura, era a primeira a participar. Esse incentivo que tive desde cedo tanto por minha mãe, quanto pelas excelentes professoras, me fizeram ser uma professora apaixonada por leitura e por meus alunos, por isso procuro sempre incentivá-los a ler e escrever muito bem através de atividades que desenvolvam o interesse deles, pois quero que eles cresçam apaixonados pela leitura, assim como eu, para que um dia também possam transmitir esse interesse para outras crianças.!

Cursista - Paula Roberta Biasini.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA 


Descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade” este trecho do depoimento de Marilena Chaui resume a essência do ato de ler, pois ao descobrirmos o nosso “eu” através da leitura podemos descobrir outros “eus”, outros mundos e situações cotidianas que fazem parte de nossas vidas.
Fazer o aluno se interessar pela leitura é dar a ele a liberdade de escolha do que e como ler, pois assim o mesmo se identifica com o que está lendo e busca mais informações sobre o assunto. Não importa o que está lendo, o importante é dar espaço e opção para o aluno se encontrar e fazer as suas escolhas, não podemos, como educadores,  forçar, por exemplo, um aluno a ler uma obra de Machado de Assis, se o mesmo não está preparado para absolver aquilo que o autor deseja passar, assim como aconteceu comigo.
A sociedade escolar precisa de novas experiências, novos conceitos sobre leitura e sobre o que é importante ler ou não. Porque não trazer para os alunos um mundo mágico, um mundo onde a realidade interage com a ficção, onde eles possam refletir sobre e como se encontram neste mundo globalizado?  Não adianta forçar um poema de Drummond ao aluno que ainda não tem sensibilidade ou conhecimento de mundo para entendê-lo.
O pintor Newton Mesquita, por exemplo, afirma que a leitura proporciona uma imensa quantidade de idéias e fantasias que tornam parte de sua vida, mas para que isso ocorra, é importante o interesse do aluno pela leitura, por aquilo que ele quer ler e gosta de ler, senão a leitura só trará o desinteresse  deles para com essa prática que pode transformar, modificar e iluminar nossas vidas.
Encerro meu texto com um citação bastante interessante e absolutamente atual do Crítico literário e ex-professor de Teoria Literária na USP Antonio Cândido “As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano...” é disso que está sociedade precisa, libertar-se em suas escolhas, como a leitura, para que possam voar em seu desenvolvimento social e humano.


MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL 
     Aos 14 anos não estava preparado para ler Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cuba, isso fez com o que me desinteressasse futuramente pela rica obra deste escritor brasileiro.
       Hoje, desenvolvi o gosto por contos de diversos gêneros, adoro ler obras realistas, bibliografias e literaturas consagradas, por isso busco sempre me aprimorar e pesquisar novos títulos.


Cursista:Rafael Ferreira Pinto