terça-feira, 4 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA 


Descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade” este trecho do depoimento de Marilena Chaui resume a essência do ato de ler, pois ao descobrirmos o nosso “eu” através da leitura podemos descobrir outros “eus”, outros mundos e situações cotidianas que fazem parte de nossas vidas.
Fazer o aluno se interessar pela leitura é dar a ele a liberdade de escolha do que e como ler, pois assim o mesmo se identifica com o que está lendo e busca mais informações sobre o assunto. Não importa o que está lendo, o importante é dar espaço e opção para o aluno se encontrar e fazer as suas escolhas, não podemos, como educadores,  forçar, por exemplo, um aluno a ler uma obra de Machado de Assis, se o mesmo não está preparado para absolver aquilo que o autor deseja passar, assim como aconteceu comigo.
A sociedade escolar precisa de novas experiências, novos conceitos sobre leitura e sobre o que é importante ler ou não. Porque não trazer para os alunos um mundo mágico, um mundo onde a realidade interage com a ficção, onde eles possam refletir sobre e como se encontram neste mundo globalizado?  Não adianta forçar um poema de Drummond ao aluno que ainda não tem sensibilidade ou conhecimento de mundo para entendê-lo.
O pintor Newton Mesquita, por exemplo, afirma que a leitura proporciona uma imensa quantidade de idéias e fantasias que tornam parte de sua vida, mas para que isso ocorra, é importante o interesse do aluno pela leitura, por aquilo que ele quer ler e gosta de ler, senão a leitura só trará o desinteresse  deles para com essa prática que pode transformar, modificar e iluminar nossas vidas.
Encerro meu texto com um citação bastante interessante e absolutamente atual do Crítico literário e ex-professor de Teoria Literária na USP Antonio Cândido “As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano...” é disso que está sociedade precisa, libertar-se em suas escolhas, como a leitura, para que possam voar em seu desenvolvimento social e humano.


MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL 
     Aos 14 anos não estava preparado para ler Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cuba, isso fez com o que me desinteressasse futuramente pela rica obra deste escritor brasileiro.
       Hoje, desenvolvi o gosto por contos de diversos gêneros, adoro ler obras realistas, bibliografias e literaturas consagradas, por isso busco sempre me aprimorar e pesquisar novos títulos.


Cursista:Rafael Ferreira Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário